Neil Young, Virgílio Viana, John Rose, Mario Mantovani estão entre os palestrantes confirmados.
Depois de uma estréia bem-sucedida em 2010 com a participação de 29 palestrantes nacionais e internacionais, público in loco de 3.900 pessoas e audiência de mais de meio milhão de views pelo portal SWU, o Fórum Global de Sustentabilidade realiza a sua segunda edição este ano durante o festival de música, artes e consciência que celebra o movimento. Serão 3 dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para a sustentabilidade.
Neil Young - Um dos principais convidados este ano é o cantor e compositor canadense Neil Young, uma das principais vozes pacifistas da América nos anos 60. Extremamente engajado em causas sociais, Young conseguiu converter seu Lincoln Continental 1959 em um carro que só utiliza energia alternativa (bio-combustível e bateria elétrica), batizado de “LincVolt”. A bordo dele foi filmado na Texas Highway, entre La Grange e Austin, cantando músicas ao vivo e mostrando a viabilidade do projeto, que resultou no documentário “Get Around”.
Já estão confirmadas também as participações de:
Jon Rose - Surfista americano e fundador da Waves For Water. Inspirado por seu pai, Jack Rose, que já tocava um projeto de beneficiamento de água na África, o surfista profissional Jon Rose idealizou o movimento Waves for Water há dois anos. O projeto tem como missão salvar vidas levando água potável para comunidades carentes, vítimas de guerras e catástrofes naturais. A atuação da organização se dá através do fornecimento, a essas comunidades, de filtros especiais que transformam qualquer tipo de água imprópria em potável.
The Voice Project (Anna Gabriel) - Campanha que emprega a música e a voz de artistas para arrecadar recursos em benefício de comunidades atingidas pela guerra na África. O projeto tem origem nas batalhas do Sudão, Congo e Uganda. Homens, jovens e crianças que serviram como soldados nesses conflitos não voltavam pra casa com medo de represálias. Por meio de uma corrente de canções que se espalhavam pelas rádios e boca a boca, as viúvas faziam chegar aos soldados mensagens dizendo que estavam perdoados e que podiam retornar. Com a ajuda de entidades internacionais, a prática cresceu e virou o The Voice Project.
Virgílio Viana - Diretor Geral da Fundação Amazonas Sustentável, atua para valorizar os serviços ambientais nas Unidades de Conservação do Amazonas e remunerar as comunidades que vivem na floresta. Ex-Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e Professor da ESALQ/USP, coordenou processo que deu origem ao FSC (Forest Stewardship Council).
William McDonough e Michael Braugart, da Cradle to Cradle (empresa de design) - Trabalham com design de produtos levando em conta os princípios da sustentabilidade.
Mario Mantovani - Ambientalista e Diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, cuja missão é promover a conservação da diversidade biológica e cultural da Mata Atlântica, e estimular ações para o desenvolvimento sustentável, educação e cidadania socioambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário